Morre Peter Meyhew, o Chewbacca de Star Wars
- Culturando
- 3 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Peter Mayhew, intérprete de Chewbacca na saga de filmes Star Wars, faleceu no último dia 30 no Texas, nos Estados Unidos. A publicação anunciando seu falecimento foi feita pela sua conta no Twitter ontem, quinta-feira (02). Ele lutava contra dores para se manter de pé, e faleceu cercado de sua família em sua casa. Peter tinha 74 anos.
Mayhew havia se aposentado do papel de Chewie após Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, mas lutou contra suas dificuldades em se manter de pé para treinar seu sucesso no papel em Star Wars Episódio VIII: O Último Jedi, Joonas Suotamo. O ator havia passado por uma cirurgia na coluna em julho de 2018 para melhorar sua mobilidade. O ator tinha 2,20 metros de altura.

Diversos atores da saga lamentaram a perda do amigo. Harrison Ford, que deu vida ao Han Solo durante a trilogia de 1970 e o primeiro filme da nova trilogia, afirmou que o companheiro de cena era “um homem gentil, possuidor de uma grande dignidade e caráter nobre”. “Éramos parceiros nos filmes e amigos na vida durante 30 anos e eu o amava. Ele investiu sua alma no personagem e trouxe alegria para o público de Star Wars”, afirmou o ator.
Além de seu fiel companheiro de cena, Mark Hamil também lamentou a morte do eterno wookie. “Um grande homem com um coração ainda maior que nunca falhou em me fazer sorrir, e um amigo real que eu amava muito”, disse. John Boyega, membro do núcleo principal da nova trilogia como Finn, disse que “a felicidade que você trouxe para a minha vida através de Chewbacca sempre foi o suficiente, mas te conhecer e conhecer seu incrível coração foi ainda melhor. Descanse em paz, Peter”.

Peter Meyhew deu sua vida ao personagem criado por George Lucas, já que os filmes o lançaram nos anos 1970. Ele usou sua influência para ajudar em diversas causas, se envolvendo diretamente com instituições como o 501st Legion, grupo que utiliza os trajes de Star Wars para realizar visitações a crianças com necessidades especiais ou que travaram batalha contra o câncer, a Make a Wish e Wounded Warriors. Além disso, ele criou a Peter Meyhew Foundation, que ajuda crianças e famílias em situações de crise, além de dar suporte a luta do povo venezuelano por liberdade.
O ator deixa sua esposa, Angie, três filhos e uma legião de fãs apaixonados por seu trabalho. A equipe do Blog Culturando deixa seus mais profundos sentimentos para a família.
Comments