top of page

O que é What If...?, nova séria de animação da Marvel?

  • Foto do escritor: Culturando
    Culturando
  • 22 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Série traz realidades alternativas para o MCU (Divulgação/Marvel Comics)

Em seu painel na San Diego Comic Con, a Marvel anunciou a série animada de “What if...”, ou “O que aconteceria se...”, trazendo para o audiovisual as clássicas histórias alternativas do MCU. Os enredos da série exploram como o universo dos super-heróis da Marvel poderia ter se desenrolado caso alguns momentos-chave da história não tivessem acontecido.


As histórias da série inaugural, lançadas entre 1977 e 1984, traziam o alienígena Uatu, o Vigia, como narrador da história, e que passa seus dias observando a Terra e outras realidades alternativas. A maioria delas começam com Uatu contando uma história já conhecida do MCU, e, em seguida, apresentando um ponto de extrema divergência que muda completamente os rumos dos acontecimentos e suas consequências.


Uatu foi usado de forma semelhante também durante a segunda série (1989-1998), até que, em um determinado ponto de uma história do Quarteto Fantástico, o alienígena é punido por matar outro vigia, o que extingue sua participação na série. A partir desse momento, as histórias tornam-se o foco principal. Mais tarde, algumas outras histórias decidiram utilizar narradores alternativos, como em casos em que o próprio escritor age como narrador.


As séries trazem características de mudanças bruscas de personalidade e caráter, principalmente, além de permitir que diversos personagens principais morram em realidades alternativas sem alterar universos principais. Steve Rogers é um dos principais protagonistas de mudança de caráter, como na edição #26, O que aconteceria se o Capitão América se tornasse presidente?, quando, contrariando a publicação do universo cânone de 1980, ele aceita se candidatar à presidência dos Estados Unidos da América e acaba eleito.


Outro grande exemplo das histórias deste universo é a opção pela vida de crime após personagens reconhecidos nos universos principais da Marvel adquirirem seus poderes. Jean Grey, que protagoniza A Saga da Fênix Negra, não comete suicídio por causa de seus poderes, como acontece na história original. No universo O Que Aconteceria Se...?, a personagem faz uma lobotomia para remover seus poderes, mas, eventualmente, acaba os recuperando e mata os membros do X-Men, inclusive Scott Summers, o que causa um cataclismo galático.


A Marvel anuncia o novo projeto em clima de comemoração, já que, durante a San Diego Comic Con, foi anunciado que Vingadores: Ultimato ultrapassou Avatar, do diretor James Cameron, e se tornou o filme com maior bilheteria do cinema mundial.


Na série animada, confirmada para o segundo semestre de 2021, os atores do MCU estarão de volta, e Jeffrey Wright, de Westworld, aparecerá como O Vigia.

Comments


© 2018 Culturando

bottom of page