top of page

Vozes que ecoam: uma homenagem à Naya Rivera

  • Foto do escritor: Culturando
    Culturando
  • 15 de jul. de 2020
  • 3 min de leitura


Em 2009, a Fox Channel lançou para o mundo uma das suas séries de maior sucesso: Glee. A série, que se passava em uma escola de ensino médio em Lima, Ohio, nos Estados Unidos, falava sobre o excluído e rechaçado grupo de cantores do coral da escola, e aproveitava para abordar assuntos como sexualidade, billying, relacionamentos e tantos outros ao longo do caminho. Em 6 temporadas, seus episódios angariaram uma legião de fãs ao redor do mundo e milhões de álbuns com suas versões de músicas clássicas e populares vendidos.


Em 2009, estreava com Glee Naya Rivera, cantora e atriz que deu vida a Santana Lopez, a líder de torcida áspera, ríspida, sincera e corajosa. Com suas respostas rápidas e rudez, Santana deu voz a uma comunidade sem espaços quando se assume lésbica e apaixonada por sua melhor amiga. Além disso, viveu uma das mais ferozes evoluções de todo o roteiro, passando de vilã a melhor amiga do público em pouco tempo.


Naya partiu. Em 9 de julho, durante um passeio de barco com seu filho, Josey, pelo Lago Piru, no condado de Ventura, na Califórnia, ela colocou a criança de 4 anos no barco antes de desaparecer. A polícia acredita em um “devastador acidente”, e atribui isso à grande quantidade de vegetação presente na água. As condições de seu desaparecimento na água ainda não nebulosas. O que se sabe é que ela dedicou seus últimos esforços para salvar seu filho. Naya usou suas forças para ser aquilo que mais amava: mãe.


Sua vida, a partir de agora, será resumida ao seu adeus precoce, e seus feitos serão seguidos por um “coitada, se foi tão nova”. E foi. Partiu sem se despedir. Mas é preciso lembrar que, mais do que alguém que partiu de forma inesperada, Naya foi alguém que viveu tudo o que a vida lhe ofereceu de forma intensa, preocupando-se com aqueles que faziam parte dos seus dias e, mais do que isso, ela foi amada. Por seus fãs, sua família e amigos, Naya experimentou um amor incondicional vindo de quem nem ao menos conhecia – mas que, no fundo, a conheciam.


Para mim, uma menininha que começou a assistir Glee aos seus 11 anos, Naya e Santana eram uma presença a ser sentida; uma entidade a ser acolhida; uma linha a ser seguida. Através de sua personagem, Naya ensinou sobre sensualidade, sobre personalidade e força feminina, e mostrou que tudo vai muito além do que se vê por fora. Sua complexidade e seu cuidado sempre me cativaram, mas seu poder me fascinava. E isso não só nas telas, mas em sua vida pessoal.


Sua carreira, dedicada às artes, deve ser lembrada por épicos momentos de contribuição com seu talento. Em Glee, Naya viveu o medo e a indecisão de sua personagem, constantemente assolada pelo medo de ser quem realmente era e com receio das reações ao modo como ela sentia seu amor. Protagonizou as mais emocionantes cenas quando decide se assumir, e foi responsável por uma das mais lindas declarações de amor com “Mine”. Santana era a dona dos holofotes. De longe a voz mais poderosa. O canto mais esperado.


Para que Naya viva para sempre, assim como tantos outros artistas que partiram de forma tão precoce, o que nós, fãs e expectadores, podemos fazer, é dar vazão ao seu trabalho. Por isso, nós do Blog Culturando fizemos uma seleção com 10 performances memoráveis da atriz em Glee. Confira a lista completa:


10 – The Boy is Mine


9 – I Kissed a Girl


8 – Problem


7 – Me Against The Music


6 – Rumour Has It/Someone Like You


5 – Cell Block Tango


4 – Shake It Out


3 – Valerie


2 – Mine


1 – Smooth Criminal


Sua voz continuará a ecoar nas vidas daqueles que foram tocados por suas performances, sua atuação, sua história e sua voz.


Nós do Blog Culturando desejamos nossos mais sinceros pêsames para sua família e que eles recebam o conforto necessário para passar por este momento. Deixamos aqui, também, nosso mais profundo agradecimento à Naya por suas contribuições e por tantas lições aprendidas.

 
 
 

Comments


© 2018 Culturando

bottom of page