top of page

American Crime Story – O Povo Vs. O.J. Simpson é maratona obrigatória

  • Foto do escritor: Culturando
    Culturando
  • 14 de mar. de 2018
  • 3 min de leitura


American Crime Story, criada por Ryan Murphy, que foi consagrado por sucessos como Glee e American Horror Story, consagra outro sucesso contando histórias dos maiores e mais absurdos crimes cometidos nos Estados Unidos. Ao invés de ser mais uma série norte-americana falando sobre os serial killers, ou assassinos em série, que assolaram o país principalmente durante o século passado, American Crime Story conta a história de crimes singulares que chocaram o país e tiveram repercussão nacional. Com a segunda temporada, O Assassinato de Gianni Versace, no ar atualmente, o sucesso da série aumenta, e chama ainda mais atenção do público.


A série de Ryan Murphy traz uma visão complexa de todo o julgamento. Além de explicitar todos os erros cometidos pela promotoria, a arrogância dos advogados de O.J. e do próprio acusado, a série, com um elenco incrível, conta a triste vivência das pessoas próximas a O.J. e Nicolle durante as investigações de crime. Uma das pessoas mais próximas ao acusado era Robert Kardashian, interpretado brilhantemente por David Schwimmer, sofre ao se deparar com as evidências claras de que seu amigo havia cometido o crime, mas continua a defendê-lo devido ao relacionamento próximo e pessoal que tinha com o réu. Além dele, John Travolta interpreta Robert Shapiro, principal advogado de O.J., e principal responsável por sua absolvição. Do lado da acusação, Sarah Pulson interpreta Marcia Clark, a promotora responsável, também, pela absolvição, devido a uma série de erros cometidos pela equipe de acusação.


Isso se deve, principalmente, ao sucesso da primeira temporada, O Povo Vs. O.J. Simpson, que retratou um dos maiores espetáculos dos Estados Unidos. O julgamento do famoso astro de futebol americano e de filmes, também, pelo assassinato da ex-esposa, Nicolle Brown, e Ronald Goldman, amigo de Nicolle, foi transmitido ao vivo para todos os cantos do país, e cada reviravolta do caso era comemorada ou lamentada como uma novela. E, se olharmos pelo lado teatral do julgamento, o caso realmente foi. O.J. e seus advogados tinham certeza da absolvição, enquanto a promotoria lutava com unhas e dentes para provar que o astro de futebol era o culpado pelo crime horrendo e cruel, que aconteceu no dia 12 de junho de 1994.


O.J., famoso por ser um dos maiores quarterbacks na história do futebol americano, teve um relacionamento conturbado com Nicolle Brown por anos, com quem teve dois filhos, ainda crianças quando o crime aconteceu. Nicolle e Ronald foram cruelmente assassinados dentro da casa da mulher. As vítimas foram mortos a facadas, sendo que Nicolle quase teve a cabeça arrancada durante o ataque. Mas calma, a série não mostra nada disso, embora o livro em que foi baseada, que carrega o mesmo nome, dê detalhes bem alarmantes da cena do crime. O.J. nunca foi considerado culpado pelos assassinatos, e foi absolvido em 1995 de todas as acusações. Entretanto, voltou a ser preso em 2007 por diversos crimes, como assalto à mão armada, sequestro e formação de quadrilha. Hoje em dia, está solto sob liberdade condicional. Entretanto, haviam evidências de D.N.A que compravam a participação de O.J., além das luvas, do sangue do ex-marido de Nicolle e o sangue de Nicolle dentro do carro da vítima. A arma do crime nunca foi encontrada.


Apesar do elenco maravilhoso, do roteiro e direção invejáveis, a série é válida pelo contexto. Um homem, negro, rico e famoso, é indiciado por um crime bárbaro contra sua ex-esposa. Apesar da cor de sua pele e das graves acusações sofridas pela polícia de Los Angeles de racismo, O.J. é claramente o culpado, porém é absolvido tendo total apoio de seu público, principalmente das mulheres. As mortes de Nicolle e Ronald nunca sentiram as mãos da justiça, e, até hoje, os Estados Unidos se dividem em dois grupos, os que têm certeza de que O.J. cometeu o crime, e os que os defendem com unhas e dentes, apesar das provas de acusação. Vale a pena assistir e entender como um astro é absolvido de algo tão absurdo quanto este assassinato.

 
 
 

Comments


© 2018 Culturando

bottom of page