top of page

Netflix retira cena de suicídio de 13 Reasons Why

  • Foto do escritor: Culturando
    Culturando
  • 17 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Cena foi delatada a nova versão já está na plataforma (Divulgação/Netflix)

A Netflix, sistema de streaming de filmes e séries mais utilizado ao redor do mundo, anunciou nesta terça-feira (16) que a cena do suicídio de Hannah Baker em 13 Reasons Why foi retirada da série. Depois de diversas críticas feitas pelos usuários e por especialistas em saúde mental, a plataforma concordou que a cena poderia ser um gatilho para pessoas que enfrentam a depressão.


Mesmo após dois anos do lançamento da primeira temporada da série, onde a cena acontece, a Netflix decidiu tirar a cena pouco antes da estreia do terceiro ano da trama, ainda sem data. Segundo a publicação feita nas redes sociais do sistema, a decisão foi tomada a partir de conselhos de “experts”.


“Nós ouvimos de muitos jovens que 13 Reasons Why encorajou-os a falar sobre assuntos difíceis como depressão e suicídio, e a procurar ajuda, pela primeira vez. Nos preparando para lançar a terceira temporada este ano, nós ficamos cientes do debate em relação à série. Seguindo o conselho de experts médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, médica chefe da Fundação Americana para Prevenção do Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores, cortar a cena em que Hannah tira sua própria vida na primeira temporada”, dizia a publicação.


Na cena citada, Hannah Baker cede a pressão criada por diversas agressões – físicas e verbais – e corta os próprios pulsos dentro da banheira de sua casa. Desde o lançamento da série, o acontecimento foi amplamente criticado pelo público, que afirmava que a situação poderia incentivar adolescentes a cometerem suicídio.


Muitos diziam que a atuação era exageradamente gráfica, e alguns estudos realizados na época mostraram que o número de suicídios entre jovens aumentou desde a estreia da série. A romantização do ato, assim como o contexto que o cercava, fez com que muitos usuários da plataforma se preocupassem com a sua influência.


A segunda temporada da série, lançada em 2018, também foi amplamente criticada pelos mesmos motivos. Com cenas de estupro e de violência quase explicadas, muitos fãs disseram se sentir intimidados pela situação. Os últimos episódios fizeram com que alguns expectadores sofressem crises de ansiedade. O público pede que esses assuntos sejam tratados com mais responsabilidade pelos produtores.


A nova versão do episódio já está disponível na plataforma. A cena mostra apenas Hannah entrando no banheiro e se olhando no espelho. Na cena seguinte, sua mãe encontra a filha – já desacordada – ensanguentada na banheira.

Comments


© 2018 Culturando

bottom of page