top of page

Que a Força esteja com você: 5 momentos especiais para celebrar o Star Wars Day

  • Foto do escritor: Culturando
    Culturando
  • 4 de mai. de 2020
  • 4 min de leitura

Fãs comemoram hoje o Star Wars Day (Divulgação/LucasFilm)

Há muito tempo atrás, em uma galáxia tão, tão distante... Ou não tão distante assim. Em 1977 estreava o primeiro episódio de uma saga que marcaria para sempre a história do cinema. Star Wars: Episódio III: Uma nova esperança deu o passo inicial para uma história que jamais seria esquecida, trazendo guerras intergalácticas, conflitos políticos, histórias de amor, empoderamento feminino, sabres de luz, blasters, stormtroopers e um dos maiores vilões da história do cinema, o temido Darth Vader. Star Wars é um dos maiores nomes do cinema mundial; quase uma palavra passada de geração em geração.


George Lucas, um jovem cineasta, viu sua ideia sofrer com o descrédito da crítica e de produtoras, que não conseguiam enxergar o potencial daquilo que saia de sua cabeça. O primeiro filme trouxe os fãs para dentro daquilo que ainda estava em criação, e o segundo episódio, O Império Contra-Ataca, aumentou o sucesso e deu um salto para o desfecho da chamada “trilogia clássica” com o O Retorno do Jedi. A história não poderia parar e o público pedia pelo enredo de Anakin Skywalker. Nos anos 2000, Lucas deu ao público o que ele queria, mas a resposta não foi tão positiva quanto o esperado – principalmente pelo saudosismo dos fãs dos anos 1970. Entretanto, isso não anula a genialidade e os princípios dos episódios I, II e III.


Anos mais tarde, comprada pela Disney, a LucasFilm, que, até esse momento, era responsável pela produção dos filmes Star Wars anunciou uma nova trilogia para dar os rumos dos Jedi na luta contra as forças do mal e com uma reviravolta no enredo principal. Também não muito bem recebida pelos saudosistas, os episódios VII, VIII e IX fecharam portas e abriram janelas.


Hoje, dia 4 de maio, comemora-se o chamado Satr Wars Day, especialmente criada para dar créditos a toda história que cativou os fãs. A data foi escolhida porque sua pronúncia em inglês, May 4th, é semelhante a uma das mais famosas frases do filme: may the force be with youque a força esteja com você, em tradução literal. É o dia do ano em que os fãs fazendo maratona dos – agora – 11 filmes da saga, ouvem a trilha sonora e discutem pontos importantes dessa longa trajetória.


Ao longo dos quase 43 anos de estreia dos filmes, vários pontos se tornaram discutíveis. A trilogia dos anos 2000 pode ser considerada parte da história? Qual é a ordem certa de assistir aos filmes? Por que tal personagem agiu de tal forma se a lógica seria ter agido daquele outro jeito? Os pontos de discordância continuarão existindo ao longo das décadas. Mas o mais importante é que Star Wars é uma realidade na vida de seus fãs e um marco na história da cultura mundial.


Por isso hoje, para comemorar este dia, o Blog Culturando traz para você 5 momentos importantes das 3 trilogias e dos spin offs para que você volte a se emocionar com essa saga que faz seu coração bater mais forte.


5 – Abertura de Star Wars: Episódio III: Uma nova esperança

Por mais que pareça um momento simples comparado a tudo o que aconteceu em seguida, esse momento deu início ao que se conhece hoje como Star Wars; é a ideia de George Lucas tomando forma pela primeira vez e o início do arrebatamento de fãs ao redor do mundo. As letras subindo em forte amarelo chocaram os espectadores que esperavam pela história que poderia – e pôde – mudar a história do cinema.



4 – A transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader em Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith

Para entender os desdobramentos mostrados na trilogia clássica, é preciso relembrar o que levou o jovem jedi que deveria unir a força a se tornar o mais implacável ditador da galáxia. A transformação, que ocorre após ser manipulado pelo lado negro. Com a confusão e o ódio que tomam conta de Anakin, ele entra em conflito direto com Obi-Wan Kenobi, seu treinador e amigo. Após perder o combate, ele tem grande parte do seu corpo queimado e é necessário substituí-lo por maquinário pesado para que ele continue vivo. Assim, nasce o maio impiedoso imperador da Galáxia, Darth Vader.



3 – Destruição da Jedha em Rogue One: Uma história Star Wars

Depois de lutar para recuperar os planos da Estrela da Morte criados por seu pai enquanto era feito prisioneiro pelo Império, Jyn Erso vê a morte de perto enquanto a base de ataque Jedha é destruída pela Estrela da Morte. A cena conclui o spin off Rogue One, que é uma boa introdução a trilogia original e todos os seus acontecimentos. Além disso, a cena é o fechamento perfeito para um filme que não traz continuidade própria.



2 – Luta final entre Darth Vader e Luke Skywalker em Star Wars: Episódio VI: O Retorno do Jedi

Depois de estabelecer uma base na lua de Endor, Darth Vader, liderado por Palpatine, tem planos para destruir a Aliança Rebelde e o último Jedi, seu filho Luke Skywalker, de uma única vez. O embate é épico e traz um acerto de contas de gerações, além da vingança pessoal de Luke sobre o ser que tirou dele e de sua irmã, Leia Organa, seu pai e sua mãe. Considerada uma das melhores cenas de luta de toda a saga, a batalha final entre o lado da luz e a o Império é de fazer arrepiar.



1 – “Há mais de nós, Poe”, em Star Wars: Episódio IX: A Ascenção Skywalker

Apesar das críticas e dos furos de enredo, A Ascenção Skywalker traz uma cena de fechamento e esperança para a trilogia. Enquanto atacam a base do Império, a pequena frota da Aliança Rebelde, comanda por Leia Organa, se vê encurralada pelo grande número de naves e artilharia do lado negro. Quando não há mais chance de vencer e Poe Demeron se dá por vencido, Lando Calrissian aparece pilotando a Millenium Falcon acompanhado por dezenas de apoiadores para, finalmente, ganhar a batalha.



Estes são apenas alguns dos momentos marcantes da saga. Neste dia, vale assistir seu filme preferido, maratonar a história completa e relembrar os seus próprios momentos prediletos.

Que a Força esteja com todos nós!

Comments


© 2018 Culturando

bottom of page