top of page

Cinco filmes para conhecer mais sobre as ditaduras latino-americanas

  • Foto do escritor: Culturando
    Culturando
  • 1 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Cena do documentário "1964 - Um golpe contra o Brasil" (Reprodução)

Por Letícia Simionato*

Letícia Simionato* é jornalista formada pela PUC Campinas. “Tenho 22 anos e sou apaixonada pela profissão que escolhi. O meu objetivo sempre foi utilizar o jornalismo como instrumento para transformar o mundo, fazendo dele um lugar melhor. Poder escrever sobre cultura é ter a chance de compartilhar conhecimento e levar um pouco da minha percepção e do meu universo para as pessoas.”

Não foi só o Brasil que passou por uma ditadura. Um número grande de países da América latina também sofreu a lástima de ter enfrentado regimes autoritários sob o comando de militares. Apesar de fazer parte do passado, é necessário voltar atrás e entender a dinâmica e as consequências que esses governos trouxeram para a região.


Recentemente, vimos no Brasil movimentos e discursos a favor do AI-5 e da volta da ditadura. Assim, mais do conhecer, devemos compreender a gravidade disso a partir do estudo de fatos históricos. Uma maneira prazerosa e simples de fazer isso é apreciando a sétima arte. Abaixo, o Blog Culturando montou uma lista com cinco filmes para que você possa aprender mais sobre as ditaduras latino-americanas:


1- Batismo de sangue (Brasil)

Dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton, o filme, lançado em 2007, resgata a violência da ditadura militar ao contar a história de um grupo de frades que se juntou à Aliança Libertadora Nacional (ALN), uma das principais organizações de esquerda e de oposição ao regime. O mais interessante do filme é o fato de a trama se desenvolver a partir do ponto de vista de grupos religiosos que lutaram contra o autoritarismo da ditadura.


Link do filme completo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=DbSu4VLxe48


2- Lamarca (Brasil)


Dirigido por Sérgio Rezende e lançado em 1994, o filme conta em detalhes a vida do guerrilheiro Carlos Lamarca e o seu relacionamento com o período militar. Carlos Lamarca foi um dos grandes nomes da luta contra a ditadura. Ele ficou conhecido na história por ter abandonado o exército e ter se tornado um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), guerrilha armada que combatia o regime.



3- Amor e Revolução (Chile)


O filme, dirigido pelo alemão Florian Gallenberger e protagonizado por Emma Watson, como o próprio nome diz, é uma história de amor que se desenrola em meio ao golpe que instaurou a ditadura de Pinochet. Ao mesmo tempo em que traz doses de romantismo, o enredo é composto por cenas de suspense ao abordar a história da Colonia Dignidad, uma seita dirigida pelo alemão Paul Schäfer que ficou conhecida na história pelos casos de estupro, escravidão e tortura.



4- A História Oficial (Argentina)


Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1986, o longa - dirigido e escrito por Luis Puenzo - é um clássico para entender sobre a ditadura militar Argentina que perdurou de 1976 a 1983. O período é denominado de “Guerra Suja” e ficou conhecido na história pela violência indiscriminada, perseguição e tortura. O enredo gira em torno de uma professora da classe média argentina que descobre que a criança que adotou pode ser filha de presos políticos.


O filme está disponível na Netflix.


5- No Tempo das Borboletas ( República Dominicana)


O filme- lançado em 2001 e que tem Salma Hayeck no elenco- conta a história de quatro irmãs, ativistas revolucionárias que se opunham à ditadura de Rafael Trujillo Molina e foram assassinadas em 25 de novembro de 1960. A ditadura de Molina durou 31 anos e foi marcada pela violência e opressão, o ditador foi o responsável direto pelo assassinato de mais de 30 mil pessoas.




Comments


© 2018 Culturando

bottom of page